Posts com tag “autoclave”

Autoclave | Aprenda a técnica para Teste de Esterilização em autoclaves

jul 02, 2013 Postado na Categoria: Autoclave, Novidades

Autoclave Horizontal Analógica

A Autoclave é empregada em procedimentos que exigem a esterilização dos instrumentos de laboratórios e cirúrgicos. Em muitos casos, a presença de microorganismos pode prejudicar o diagnóstico e até mesmo contaminar o usuário, por isso, a importância de avaliar o equipamento para laboratório responsável por esta esterilização.

Neste post, você vai aprender a realizar o Teste de Esterilização, que monitora e identifica se a Autoclave está correspondendo à sua devida aplicação.

Na primeira etapa deste teste, é necessária a aplicação de Indicadores Biológicos e uma Mini-Incubadora:

Inicialmente, é necessário que o profissional de laboratório insira um Indicador Biológico na Autoclave e inicie o processo normal de autoclavagem. Ao final, quebre a ampola de modo que os esporos entrem em contato com o Meio de Cultura.

Quebre da mesma maneira outro Indicador Biológico, mas que não tenha sido autoclavado, pois este será o Indicador Controle. Insira os dois Indicadores na Mini-Incubadora pelo tempo determinado, e ao final, analise o resultado:

RESULTADO APROVADO:

AMPOLA TESTE

AMPOLA CONTROLE

RESULTADO

Roxo

Amarelo

APROVADO

 

As cores indicam que na ampola teste os microorganismos não se reproduziram, e já na ampola controle que não foi submetida à autoclavagem, a reprodução aconteceu. Isso sugere que a esterilização foi bem sucedida.

Leia Mais

Esterilização | Equipamento garante limpeza de instrumentos para laboratório

out 26, 2012 Postado na Categoria: Equipamentos para Laboratório, Novidades

Autoclaves são equipamentos para laboratórios utilizados para a realização de esterilização. Através do vapor sob pressão esteriliza instrumentos utilizados em procedimentos cirúrgicos e laboratoriais.

As três etapas necessárias para a esterilização ocorrer de forma satisfatória, são: aquecimento, esterilização e secagem.

No mercado, elas são diferenciadas através de duas classes: autoclaves horizontais e autoclaves verticais. Dentro dessas categorias há especificações de autoclaves, como autoclave gravitacional, autoclave pré-vácuoautoclave de vácuo único e autoclave de vácuo fracionado.

>> Autoclaves Horizontais: é composta por mecanismos de segurança que impedem a abertura da porta caso a temperatura ofereça riscos ao usuário ou então quando a pressão no interior do equipamento estiver alta. Produtos químicos podem ser utilizados em processos de esterilização realizados nestes modelos.

Autoclave Horizontal

>> Autoclaves Verticais: muito utilizadas em laboratórios químicos, as autoclaves deste tipo podem chegar a alta temperatura através de chama, colocada na parte inferior do equipamento, ou então através de eletricidade.

>> Autoclave gravitacional: Pelo fato do ar ser removido por meio da gravidade, é possível que não seja retirado completamente, deixando assim, umidade no final do processo nos itens esterilizados.

>> Autoclave pré-vácuo: o ar é removido antes de o vapor ser injetado no equipamento. Com isso, quando penetra atinge diretamente os pacotes com instrumentos a serem esterilizados.

>> Autoclave de vácuo único: nesta especificação de autoclave, é possível que bolsas de ar se formem durante o processo, já que o ar é removido de forma rápida e numa única vez.

>> Autoclave de vácuo fracionado: bolsas de ar têm menos chances de serem formadas nesta autoclave, já que injeções de vapor removem pouco a pouco o ar de dentro do equipamento.

Este tipo de equipamento para laboratório é empregado em hospitais, clínicas, laboratórios químicos dentre outros locais que necessitem de instrumentos esterilizados.

Leia Mais

Autoclave Vertical e o processo de esterilização

fev 07, 2011 Postado na Categoria: Equipamentos para Laboratório

Um dos equipamentos presentes nos laboratórios é a autoclave vertical, utilizada para esterilizar materiais e utensílios diversos como frascos fechados, pipetas, etc. É a mais recomendada para uso em laboratório.

O que é a esterilização?

É a eliminação total de todas as formas de microorganismos dos materiais, evitando a contaminação e eliminando os riscos de contrair doenças infecciosas. Pode ser feita com calor seco (através da estufa), calor úmido (autoclave) ou esterilização química (feita em materiais que não resistem ao calor intenso nos processos de calor seco e úmido).

Como funciona o processo de esterilização na autoclave vertical?

O processo de esterilização acontece na forma de calor úmido, através do vapor sobre pressão. Com o uso da autoclave vertical o processo é mais rápido, sendo necessário o tempo de 20 minutos a uma temperatura de 121°C para manter a segurança e aumentar a confiabilidade no fim da autoclavagem. Possui três fases: remoção do ar, penetração do vapor e secagem.

Para obter mais informações técnicas sobre a autoclave vertical acesse: autoclave vertical


Leia Mais

Esterilização em Consultórios Odontológicos

set 30, 2010 Postado na Categoria: Equipamentos para Laboratório

Fonte: Google

A esterilização é fundamental na Odontologia. É através desse método que todas as formas de microorganismos são destruídas, evitando contaminações e eliminando os riscos de contrair doenças infecciosas que possam ser transmitidas por saliva ou sangue.

Dados levantados pela Vigilância Sanitária mostraram que três entre cada dez clínicas odontológicas de São Paulo apresentam algum problema relacionado à higiene e o principal deles é devido à má esterilização dos equipamentos utilizados.

O vapor e o calor são os meios clássicos de esterilização. O calor seco é relativamente lento e necessita de temperaturas altas para a sua aplicação, porém o calor seco penetra em todos os materiais.

Para esterilização por calor seco, o equipamento utilizado é a estufa, sob uma temperatura de 160ºC – 170ºC por 75 minutos. A outra forma de esterilização é o calor úmido, através do vapor. O equipamento utilizado é a autoclave e esse processo é mais rápido, sendo necessário o tempo de 20 minutos a uma temperatura de 121º C. A esterilização química é utilizada para materiais que não suportam a altas temperaturas empregadas nos processos a vapor e calor seco. O principal produto químico usado é o glutaraldeído ( cidex )

Conheça alguns equipamentos de laboratório que são utilizados na esterilização dos materiais dos consultórios:

Autoclave: câmara simples para esterilização de materiais e utensílios diversos. Existem dois modelos: a autoclave vertical e a autoclave horizontal.

Estufa: Tem a função de secar e esterilizar os materiais. Existem estufas do tipo a vácuo, de Cultura Bacteriológica, de Esterilização e Secagem e Estufa Incubadora.

Destilador de Água: Equipamento utilizado para a destilação de água em laboratório para esterilização de autoclaves, por exemplo. O destilador de água é ideal para laboratórios químicos, farmacêuticos, hospitais ou qualquer outro setor que necessite de água pura.

Há ainda outros equipamentos responsáveis pela monitoração da esterilização como a incubadora para processo de esterilização, indicador biológico e a mini-incubadora.

O Conselho Regional de Odontologia garante que o profissional que desrespeita as exigências é punido, levando até a cassação do exercício profissional.

Portanto é importante ressaltar que o paciente deve estar atento a alguns detalhes durante a consulta como higiene do local, dos materiais, do dentista e caso encontre alguma irregularidade fazer a denúncia à Vigilância Sanitária.

Fonte: MedCenter, Jornal Bom Dia Brasil, Unifenas

Leia Mais
Página 1 de 11